Para se estudar uma linguagem, precisamos de um editor e de um compilador, o primeiro cria um arquivo em C (*.c) a partir de um programa que você escreveu, o segundo transforma o arquivo C em um programa executavel (*.exe). Mas há um programa que serve como editor e compilador, se chama IDE, e para C, eu aconselho o dev C++, visual C++, GNU emacs, ou CCG.
Tendo esse(s) programas(s) em mãos, vamos verificar o que vai acontecer com o seguinte programa antes de compila-lo (os números apenas indicam as linhas):
1- #include /* #include significa incluir no código fonte (programa antes de ser compilado), no caso, incluir o arquivo stdio.h, excencial para a execução da função printf() */
2- /*apenas uma linha em branco*/
3- int main (void) /*o int é o valor de retorno da função main(), que indica que após a execução do programa, irá retorná ao sistema operacional, main() é a função principal de um programa, todos devem ter essa função, e void, é um argumento da fnção sem valor*/
4- { /*abre bloco de código*/
5- printf ("hello, world!
"); /*a função printf imprime a string (código com mais de um caractere, encontrado entre asplas duplas) "hello, world!", o
significa pular uma linha*/
6- return 0; /*retorná ao sistema operacional*/
7- } /*final do bloco de código*/
8- /*o compilador sempre pula uma linha no final de um prog
rama, é normal*/
Como você pôde ver, eu expliquei a ação de cada linha entre /* e */, isso é um comentário, e o compilador não lê isso.
A linguagem C é estruturada em blocos de código, que dividem e estruturam o programa, eles estão contidos entre chaves. Dentro de um bloco de código, temos as instruções, e elas são terminadas em ponto e vírgula (;).
O compilador ignora espaçoes e tabulações, então:
{
printf("oi")
}
é igual à:
{printf("oi")}
A linguagem C é sensivel (ou case sensitive) há mudança de maiusculas e minusculas, ou seja, const é diferente de CONST, de Const e de CoNsT.
Morfossintaxe
Podemos comparar a linguagem C com o potuguês.
Um programa pode ser considerado um texto, o inicio, com a função principal, variaveis locais (veremos isso depois) e outros, é a introdução do texto. Cada bloco de código é um paragrafo, cada instrução é uma frase. E identificadores, funções, variaveis e valores são as palavras.
Em C, temos 5 classes morfossintáticas:
FONTE : https://ciniciantes.blogspot.com/2009/05/c-basico-aula-2-etrutura-e-sintaxe.html
- assesi - www.ciniciantes.blogspot.com